terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Tércios do toureio a pé

A lide a pé ao uso de Espanha está dividida em três partes distintas, os chamados "tércios".
Tércio é a palavra aportuguesada do termo espanhol tercio e se refere a cada uma das seguintes partes da lide:
Primeiro tércio: o toureio de capote e a sorte de varas.
Segundo tércio: a sorte de bandarilhas
Último tércio: o toureio de muleta e a estocada
As sortes de capote, quando bem executadas, são autênticss pinturas de toureio. São imensos os lances de capote, podendo destacar-se os seguintes: verónica, meia-verónica, farol, navarra, gaonera, chicuelina e a revolera.

O tercio de bandarilhas deve iniciar-se depois dos picadores se terem retirado da arena.
Os bandarilheiros devem colocar dois e não mais de três pares de bandarilhas e esta função deverá ser rápida e eficaz. A "quadrilha" é composta por três bandarilheiros. Dois deles bandarilham e um deverá actuar como peão de brega para a colocação do toiro.
Quando for o matador a bandarilhar é tradição tocar a banda da música. Nesse caso o espada deve estar sozinho na arena e com maior luzimento e adorno do que os seus bandarilheiros.
No toureio a pé toda a lide se concentra em redor da faena de muleta e toda a atenção dos aficionados está localizada na capacidade do toureiro lograr o êxito no terceiro tércio, nomeadamente quando termina com uma boa estocada.

domingo, 9 de dezembro de 2007


quinta-feira, 22 de novembro de 2007

José Luis Zambujeira


O cabo dos Amadores de Cascais, despediu-se no passado dia & de Outubro, na praça de toiros de Beja, durante um festival que registou casa cheia. O cabo Zambujeira pegou o segundo touro do festival, à primeira tentativa.

A chefia do Grupo de Cascais está agora entregue a Pedro Marques.

Concurso de pegas na Escola Agrária de Coimbra


Decorreu no passado dia 24 de Março, no tentadero da Escola Agrária de Coimbra, o primeiro concurso de pegas, organizado pelo Sr. Joaquim Cardoso que ofereceu o aluguer dos animais e proporcionou a aproximadamente uma centena de pessoas uma tarde agradável de pegas

Foi uma tarde bem passada , onde os jovens estudantes puderam mostrar os seus dotes de forcado, perante várias reses, que saíram à arena, não dando tréguas ao grupo “Tremor de Terra”, constituído por estudantes que se encontram no continente mas que são de origem Açoriana e “Veterinária”, constituído por. estudantes da Escola Universitária Vasco da Gama de Coimbra.

Quanto aos prémios, foi atribuído para o melhor grupo em praça aos “Tremor de Terra” que têm um sentido de entreajuda e apoio muito forte, não se deixando ficar para trás o grupo da “Veterinária” também se mostrou muito coeso e com vontade de aprender. Quanto à melhor pega foi escolhida a do Sr. Guerra da “Veterinária”, pelo conjunto de situações da pega.
De salientar, que estas iniciativas são muito importantes, pois é sempre uma maneira de divulgar a festa brava junto dos jovens, estes que são o futuro da festa brava.